Translate this Page
Partilhe esta Página




Sobre ejaculação Precoce
Sobre ejaculação Precoce

EJACULAÇÃO PRECOCE:

Pensamentos  de muitos homens: “Como resolver os meus problemas de ejaculação  precoce?” ou “Será que sofro de ejaculação precoce?” Saiba que a  ejaculação precoce é das disfunções sexuais masculinas mais comuns. Este  problema pode ser atribuído a problemas emocionais, stress, problemas  de saúde, má qualidade de vida, ou más experiências. 

Num  casal, este assunto é por vezes considerado tabu e mantido em silêncio,  levando a um afastamento emocional e físico cada vez maior. Este  problema não torna nenhum homem, menos homem, e quanto mais tempo o adiar pior se tornará. Se mais homens admitissem este problema, e estivessem dispostos a falar sobre ele, seria mais fácil saberem que não estão sós nesse barco.

O que é a ejaculação precoce?

 

Muitas  vezes um homem não sabe o que deve considerar uma ejaculação precoce.  Muitos homens, ocasionalmente, ejaculam mais rápido durante o acto  sexual do que a parceira deseja. Desde que isso não aconteça com  frequência, provavelmente não é motivo para preocupações. Contudo se  esta situação acontecer frequentemente – ejacular mais rápido do que a  sua parceira deseja – enquanto inicia a penetração, ou pouco tempo logo  depois de a penetrar, é provável que sofra de ejaculação precoce.  Estima-se que um em cada três homens sofra de algum nível de ejaculação  precoce. Embora este problema tenha tratamento, muitos homens sentem-se  embaraçados em falar sobe ele, não procurando tratamento.

 

A  queixa é usualmente relatada em termos de tempo porque é a única  maneira de medir. O assunto, contudo, é realmente sobre o controlo do  processo da ejaculação: ejacular só quando se sente que se deseja fazer,  ou seja voluntariamente. A maior parte dos homens leva menos de 3  minutos desde o tempo de penetração até à altura da ejaculação.

 

De  acordo com a definição técnica, a ejaculação precoce ocorre antes de o  homem desejar, ou seja, demasiado rápido, nos preliminares ou no início  do coito, não satisfazendo a parceira. Isto usualmente leva à perda de  uma erecção possível capaz de manter uma relação sexual. Este problema  também é um pouco relativo, pois um homem pode sentir-se super orgulhoso  por ter conseguido ter uma relação sexual de 10 minutos, enquanto este  tempo pode ser frustrante para um outro homem.

 

De  uma perspectiva evolutiva da espécie, é importante notar que na altura  da pré-história, os homens que ejaculavam mais rápido seriam os que  tinham mais probabilidade de conceber filhos. Por outras palavras, se  fosse um homem das cavernas, e se viesse rápido, tinha muito mais  hipóteses de engravidar a mulher e alargar a tribo. Do ponto de vista  reprodutivo, a ejaculação precoce não é nenhum defeito. Durar mais tempo  numa relação sexual não serve nenhuma função genética; não é algo de  inato ao ser humano, é simplesmente algo que se treina.

Causas

 

Ainda  se estão a tentar determinar exactamente quais as causas da ejaculação  precoce; no entanto sabe-se que existem factores físicos e factores  psicológicos responsáveis pela ejaculação precoce. Alguns médicos  acreditam que as primeiras experiências sexuais podem estabelecer um  padrão difícil de mudar mais tarde como:

Causas psicológicas

 

Situações em que o homem tenha de atingir rapidamente o orgasmo evitando ser descoberto;

Sentimentos de culpa que aumentam quando se tem uma relação sexual.

 

Outros factores que causam a ejaculação precoce

 

Disfunção  eréctil, homens que sofrem de ansiedade para obter ou manter a sua  erecção durante o coito, poderão formar um padrão de pressa para  ejacular que pode ser difícil de mudar;

Ansiedade,  muitos homens com ejaculação precoce também tem problemas de ansiedade,  quer sobre assuntos do foro sexual, quer na vida em geral.

 Causas biológicas 

Níveis de hormonas anormais

Níveis anormais de químicos neurotransmissores

Problemas da tiróide

Inflamação ou infecção da próstata ou uretra

Genética.